Estante Lunar: Sonata em Punk Rock

By Jubscreusa - 09:13


Nome: Sonata em Punk Rock
Autor: Babi Dewet
Editora: Gutemberg
N° de págs: 304
Classificação pessoal: 🌙🌙🌙🌙🌙

Dessa vez eu preferi eu mesma contar a estória em vez de colocar sinopse, porque achei ela meio grandinha. O livro conta as aventuras de Valentina Gontcharov, ou simplesmente Tim, como gosta de ser chamada. Tim mora no RJ, e um dos seus maiores sonhos sempre foi entrar para a famosa Academia Margareth Vilela, o maior conservatório de música brasileiro, que fica na famosa Cidade da Música. 


Tim não tem tanto dinheiro assim, e foi largada pelo pai quando pequena. Desde então, sua mãe lhe criou sozinha com muito esforço. A Tim nasceu com o ouvido absoluto, o que pra quem quer ser músico é uma dádiva. Ela consegue diferenciar sons e notas só de ouvir, incrível né? Valentina é apaixonada por sua guitarra e seu violão, e ama fazer música. Um belo dia ela tenta a vaga para entrar na academia, e acaba passando. Mas o fato é que não tem dinheiro pra pagar os estudos lá, e é ai que seu pai entra. O pai de valentina volta depois de anos disposto a pagar todos os estudos dela na Academia, e ela, para provar pra ele que é incrível resolve ir. Eu já falei que o pai dela é um dos violinistas mais famosos do mundo? agora vocês já sabem, só ora constar ele ainda é um cretino.

Quando chega no conservatório a Tim se depara bem de início com Kim, o pianista mais famoso e mais talentoso do conservatório. Kim é coreano, e filho da diretora da academia. Só que de inicio eles se deparam em uma situação bem estranha, que pode levar a muitos outros acontecimentos. Kim não é do tipo que gosta muito de conversar, e é obrigado a manter uma aparência que não tem por causa da mãe. Ele é o famoso rostinho bonito e querido por todas as meninas do conservatório.




Eu queria escrever essa resenha com spoilers, mas não quero estragar o livro pra quem não  leu e não gosta muito de spoilers. Confesso que desde sábado a noite até o conto de uai e agora esse livro, eu me apaixonei mais pela escrita da Babi, o jeito como nada é forçado e leitura flui livremente sem pressão. No livro além de tratar sobre muita música, e de como desafios podem ser superados, se trata sobre muitos outros assuntos. No livro ela nos traz uma personagem emponderada, do tipo que não leva desaforo nem de homem nem de ninguém pra casa. Ela mostra alguém com confiança em si mesma. Além de mostrar o racismo ainda muito existente com a amiga da Tim, a Sarah. A questão de que o amor pode ser de varias formas e não do jeito padronizado pela sociedade. Mostrou que dinheiro não é tudo que importa mas sim seu caráter e a pessoa que você é. E isso foi um dos pontos mais bonitos pra mim.


Ela não aborda um contexto só mas sim tudo que a gente vive atualmente de uma maneira incrível. Cada detalhe da história me fez feliz, e talvez por me ver na personagem tantas vezes eu me apaixonei ainda mais. Quando terminei o livro, a sensação de correr atrás dos meus sonhos só aumentou. E a sensação de liberdade também. Babi envolve muito mais de um assunto mas sim vários que foram trabalhadas de uma forma completa, em minha opinião e claro, com muita música.




Ela mostrou um pouco do mundo coreano, com kpop e tudo que eu gosto. Falou de doramas e até da amizade virtual que hoje é presente na vida de quase todo adolescente (inclusive a melhor amiga da Tim, A Érica mora em Recife!).

Eu só tenho a agradecer a Babi por ser esse ser humano tão lindo que tenho orgulho de ser fã e por esses personagens.
A cidade da música passou a ser um dos meus lugares favoritos no mundo, e espero que ao ler se torne o de vocês também.


E pra quem ficou curioso pra ouvir as músicas que são os nomes dos capítulos dos livros, só dar o play aqui em baixo ou procurar no seu spotify "Sonata em Punk rock"


Onde comprar o livro: Amazon - Americanas - Cultura -  Saraiva

Onde encontrar a Babi: Twitter - Instagram - Site dela - Facebook

Créditos das fotos: Jubscreusa


"A vida é como uma orquestra: são necessários muitos instrumentos em harmonia para que a música toda faça sentido."

Nos vemos no próximo post,

Beijos de luz,
Jubscreusa 🌟

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários