31 outubro 2016

Lanterna Festiva: Halloween


Fala humanos do lado da lua, tudo bem com vocês? hoje vamos falar sobre uma das coisas que eu mais queria falar aqui no blog: Halloween! eu queria muito fazer uma série de posts sobre as diversas festividades cada uma em sua época, e como o halloween está tão perto, que tal saber umas curiosidades sobre esse dia tão conhecido mundialmente? vamos lá?

1- Como surgiu?


Todos sabemos que o halloween é comemorado dia 31 de outubro, e esse dia é para o povo Celta o último dia do verão, e eles acreditavam que nesse dia os espíritos saiam do cemitério e iam possuir os corpos dos vivos, loucura né? para espantar os maus espíritos e os fantasmas, eles colocavam objetos como caveiras, ossos decorados e vários outras coisas estranhas.



2- Dia das bruxas?


Por ser uma festa pagã, ela foi condenada pela igreja na Europa e se criou o "Dia das Bruxas" onde qualquer pessoa que comemorasse era perseguida e condenada a fogueira. E também existia uma lenda de que se na noite do dia 31 você colocasse uma roupa ao avesso seria capaz de ver uma bruxa á meia-noite, já imaginou? 


3- Lanterna de Abóbora? 



Quando se fala em halloween logo se vem a cabeça as inumeras aboboras que se usam nas casas durante a festa, e isso é uma referência a lenda de “Jack O’Lantern”.

Segundo o folclore irlandês, um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então.
4- Fantasias?



Lembra quando eu falei dos celtas? eles costumavam celebrar o Samhain, aquilo de os mortos querem os corpos dos vivos, lembra? pois bem, eles se fantasiavam de diversas coisas para não se misturarem com os espíritos ruins ou pelo menos não serem confundidos.
5- “trick or treat”


A famosa pergunta "doces ou travessuras" também veio da Irlanda! Os celtas acreditavam que o único jeito de afastar os espíritos do mal era oferecendo comida para a deusa Muck Olla. As crianças celtas iam de casa em casa pedindo provisões para as comemorações de Halloween, e quem se recusava a dar sofria com as travessuras da deusa. 
6- E os gatineos pretos?

Os coitados dos gatos sofreram com isso de "gato amaldiçoado" durante anos né? *risos* eles ganham má fama ainda com os povos celtas, porque eles acreditavam que as bruxas  transformavam-se em gatos pretos para não serem identificadas, loucura ou nem? qualquer semelhança com minerva mcgonagal é pura coincidência. Mas tirando o lado ruim algumas pessoas também acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos que vieram ajudar, olha que legal!
7- Dia de los muertos? ué?



No México existe o feriado chamado "Dia de Los Muertos", ou Dia dos Mortos. Diferente das outras tradições, os mexicanos celebram esse dia de maneira feliz, e não temem a morte, ou seja, não tem suspense ou medo. As pessoas comemoram felizes, levando flores pros túmulos e festejando entre si. Culturas asiáticas também têm o costume de honrar os falecidos no mês de outubro, também de forma positiva.
8- Qual o significado das cores do halloween? (Laranja, preto e roxo)
Essas cores não foram escolhidas por acaso para representar a festa, cada uma tem seu significado especifico: 
• Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de laranja para sugar a energia deles, uma especie de dementador do halloween.
• Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.
• Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.
9- Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), e acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening, que virou Hallowe'en e atualmente se chama Halloween.
10- Os objetos também tem significado?
Para algumas pessoas, do mesmo jeito que as cores tem significado os objetos usados durante a festa também têm, e são eles:
• A vela indica os caminhos para os espíritos.
 O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. Dentro dele se jogava moedas acompanhadas de mensagens com pedidos aos espíritos. Ao final da festa, essas moedas devem ser recolhidas e doadas a quem precisa. Já os bilhetes devem ser queimados para que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente.
• A aranha simboliza o destino. O meio da teia representa o suporte para seguir em frente.
• O morcego simboliza a clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela força da própria sensibilidade e energia, enxergando além das formas e das aparências.
E ai, gostou de saber mais sobre esse feriado tão importante nos países afora do Brasil? vai se preparando com vários doces já pra não ter que enfrentar algum espirito *risos*.



E afinal, gostosuras ou travessuras?
Nos vemos no próximo post,
beijos de luz,

Jubscreusa 🌟

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo